quarta-feira, 22 de julho de 2009

sutileza e pão de queijo



estava eu no carro com minha mulher ouvindo rádio, tocaí padre landell (pois é, dizem que o rádio e a rapadura foram inventados por brazucas) quando de repente, surge um dedilhado de violão bonitinho e a voz suave do samuca. violão de aço, eu pensei, já fiquei animado. a letra escorria um melzinho a mais, mas tudo foi perdoado na frase "quando eu estiver bobo, sutilmente disfarce", e ai querido leitor, o skank me ganhou. até perdoei o refrão que achei bobo, sutilmente disfarcei.
mundo web você sabe como é né? você vai ao youtube para ouvir mp3! e lá fui eu, e outra vez e outra, até um certo dia, buscando por skank - sutilmente, ao invés de aparecer como resultado da busca, somente vídeos que eram apenas um frame e o mp3 tocando, ou aqueles vídeos foto-legendas medonhas que você faz quando esta apaixonado ou desempregado, vide último clipe da mallu, apareceu o tal clipe oficial para música dos mineiros.

assim como o dedilhado que começa a música, o clipe começa bem calminho, estava evitando usar a palavra sútil, mas agora resolvi usar toda hora e contar quantas vezes serão! a luz está bonita e o samuel rosa vestindo xadrez e tocando um folkolão. ele tem o rosto meio recortado dark side of the moon pelo jogo de luz e sombra.

então atrás do samuca se iluminam personagens coloridos fazendo algo que muitas vezes é mau usado em clipe: dançando. a dança muitas vezes não é lembrada como arte, mas acredite, muitos artistas vivem da dança, e uma parte deles nem tem de rodar em postes e aceitar dinheiro na cueca/calcinha. o balé ficou muito bacana nesse clipe e me despertou a sensação de: que bacana ficou esse chroma key, pensando eu até o momento que o clipe havia sido filmado em duas situações: a banda em fundo verde e depois o balé ao fundo. afinal quem é que hoje em dia vai pregar uma banda inteira na parede?

mágicamente a interação do fundo com o primeiro plano começou a ficar surreal, tanto, que fazer aquilo em chromakey seria mais difícil, mesmo para os animadores nerds da computação, do que efetivamente pregar a banda num anglo de 90 graus. e ai vem o sentimento de poxa que bacana! quando você realmente percebe que o skank está pregado na parede e a interação fundo e primeiro plano foi muito bem coreografada, pensada e realizada.

depois de descoberto o truque, você não se sente enganado, e sim, entusiasmado. começa a se divertir mais, vendo o lelo e seu contra baixo elétrico mega desconfortável na sua estrutura de encaixe, e com toda a crescente interação dos coloridos personagens do plano de fundo!
dirigido por conrado almada, o clipe de sutilmente ganhou nota 9,5. a música está o novo álbum do skank. e o vídeo você vê aqui!


eu usei a palavra sútil apenas uma vez. com essa duas.
quer saber mais sobre o invetor do rádio? wiki nele!
agora saca só o making of desse clipe que bacana > utube!
resenha de filme? não, de videoclipe! pois um longa é muito longo para pouca música!
resenha de clipe é um projeto escrito por marcelo perdido. mais?

2 comentários:

  1. oi marcelo,
    aqui é o conrado, que dirigiu o clipe.
    estava pela net colhendo uns feedbacks do clipe e achei seu blog.
    curti bastante a descrição que vc fez do clipe e no embalo li mais posts seus.
    legal que vc gostou do clipe, realmente deu um trabalhão...
    mas valeu!
    no mais, grande abraço e keep walking!
    conrado

    ResponderExcluir